Pular para o conteúdo
Principal » Posts da categoria » Desenvolvimento de carreira » 10 estratégias para afastar a síndrome de burnout de sua vida!

10 estratégias para afastar a síndrome de burnout de sua vida!

Considerada por alguns médicos e outros especialistas a doença do século XXI, a síndrome de burnout, afeta drasticamente a vida do trabalhador. Apesar de atingir com maior incidência os viciados por trabalho ou workaholics, atualmente outros perfis tem sofrido com este mal, principalmente por conta de rotinas mais intensas e  repletas de atividades.

Veja se você se identifica com o seguinte cenário:

Você é bem sucedido, focado e inteligente. Sua mente está repleta de ideias, ambições e sonhos. A cada dia que passa você se torna mais ocupado, correndo mais para executar todas as atividades diárias. E ultimamente você pode estar se sentindo desnorteado, talvez constantemente preocupado e ansioso, e sem saber o porquê.

Quem sabe você possa se sentir bem na maior parte do tempo, mas percebe que seu corpo age de forma estranha apresentando dores, uma fadiga inexplicável e um sono desregulado. Seu entusiasmo e sua motivação já não são os mesmos, mesmo quando pensa em seus projetos favoritos.

Se você se identificou com o que foi escrito até o momento, é provável que você esteja experimentando os primeiros efeitos da síndrome de burnout, um problema cada vez mais presente nas empresas e que afetam inúmeros profissionais.

Após os estágios iniciais é fundamental o tratamento através de sessões de terapia e, em alguns casos, o psiquiatra pode receitar medicamentos em conjunto. Porém, com as estratégias certas, é possível evitar e afastar o burnout de sua vida profissional.

1- Meça suas conquistas pelo esforço dedicado e não pelos resultados obtidos.

A grande maioria das pessoas adora avaliar suas realizações pelos resultados obtidos. Mas o que fazer quando o resultado só puder ser obtido após meses de trabalho? E se a conquista levar um longo período, mesmo quando você faz um progresso constante? O resultado nem sempre é a melhor forma de medir seus avanços. Preste atenção ao que faz diariamente, anote e tenha orgulho de suas pequenas mudanças e vitórias!!!

2- Tenha mais paixão e menos obrigações

Muitos fissurados por resultados confunde obrigação com paixão. A paixão te gera alegria, produz uma energia saudável e acontece quando você visualiza e projeta seu futuro de acordo com as coisas que considera importantes em sua vida. Pessoas movidas por esta paixão, e não por obrigações, raramente sofrem com o esgotamento.

3- Integre-se com a natureza diariamente

Você não precisa mudar sua rotina drasticamente, ir trabalhar e morar em um chalé nas montanhas para aproveitar os benefícios da natureza. Parar diariamente por 15 minutos para curtir o momento, seja caminhando na praia, conversando com um amigo no jardim ou mesmo cuidados das plantas de suas casa ou escritório podem ser o suficiente para trazer mais equilíbrio para sua vida e sua mente.

4- Alimente-se de forma saudável

Diminuir a ingestão de açúcar processado, de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação equilibrada pode fazer mágica nos níveis de energia que experimenta e principalmente em seu temperamento diário. Não priorizar sua alimentação, além de reforçar o comportamento presente na síndrome de burnout, pode afetar sua saúde de maneira drástica. Se preciso, procure a ajuda de um nutricionista para te ajudar com seu novo plano alimentar.

5- Tenha momentos de ócio

Escolha um momento de seu dia para simplesmente fazer nada. Você pode dedicar um tempo maior para tomar um banho e relaxar da rotina desgastante que teve, assistir a um filme sem grandes pretensões culturais (apenas por entretenimento) ou curtir o confortável sofá que existe em sua sala. Permitir que sua mente desacelere é fundamental para ter uma mente saudável!

6. Defina e respeite seus horários de sono

Ter um rotina de descanso bem definida é fundamental para garantir sua saúde física e mental. Estudos mostram que as pessoas bem-sucedidas possuem claras rotinas para dormir e raramente deixam qualquer coisa interferir neste momento.

E você? Quão importante é a sua rotina de dormir? Você se preocupa em ter um momento adequado para acalmar seu corpo e sua mente do dia que passou, deixá-lo para trás, e finalmente descansar? Vá para a cama na mesma hora todas as noites, deixe seu celular desligado, evite ligar ou utilizar qualquer outro eletrônico e aproveite para relaxar e se preparar para dormir e sonhar.

7. Hidrate-se antes de sentir sede

Nosso corpo é formado por aproximadamente 70% de água e grande parte de nossas funções mentais ou metabólicas só são bem executadas quando estamos adequadamente hidratados. Portanto, beba água durante todo o dia. Diminua a ingestão de refrigerantes e álcool. Faça uma pequena pesquisa na internet, leia apenas as fontes que confia, e veja a influência que uma boa hidratação tem em sua qualidade de vida.

8. Pratique uma atividade física

Estamos cada dia mais sedentários, apesar de conhecermos os benefícios da prática de atividade física. E neste caso, as pessoas podem ser ainda mais criativas para inventar desculpas. Mas entenda, se priorizar é algo que você precisa fazer se quiser afastar a síndrome de burnout de sua vida. Qualquer atividade física lhe ajudará a desligar dos compromisso do dia, mesmo que por 30 minutos, trazendo maior equilíbrio e disposição.

9. Respeite seus próprios limites

Se não se respeitar, ninguém o fará. Respeite seu tempo, sua energia e sua vida. Lembre-se que a cada resposta “SIM” que oferece em seu ambiente de trabalho, você está automaticamente dizendo “NÃO” para outro aspecto de sua vida. E o problema acontece quando você diz “SIM” a tudo que ocorre no trabalho, pois desta forma você não tem tempo para tocar sua vida como deveria.

Perceba que este hábito é péssimo e vai te dominar se não fizer nenhum movimento contrário, portanto defina seus limites agora! Sorrir e dizer: “Eu adoraria te ajudar, mas no momento tenho outra prioridade”, pode ser a diferença entre uma vida saudável ou não.

10. Cobre-se menos

Existem pessoas que mesmo tendo ótimos progressos em suas vidas ainda continuam a se perguntar e se cobrar: “O que mais eu ainda preciso fazer para ter um resposta melhor?”. E nestas situações algumas pessoas podem se irritar e esquecer que estão realmente no caminho certo. Portanto seja mais gentil com você mesmo. Se estiver executando as ações corretas, tudo se resolverá com o tempo. Aproveite para curtir o caminho percorrido para seu crescimento profissional e não se desgaste além do necessário.

Lembre-se que estas são apenas algumas dicas para te ajudar a evitar mergulhar neste problema. Caso você já esteja experimentando os sintomas da síndrome de burnout, procure a ajuda de um especialista. Cuide-se para desenvolver uma carreira  Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *