Existem características pessoais que nos fazem únicos. Sejam elas positivas ou negativas. Por isso, saber os pontos fortes e pontos fracos do ENTJ é uma forma de se autoconhecer. E ter mais chances de sucesso no mercado de trabalho.
Afinal, não entender as qualidades é não conseguir utilizá-las para se destacar. Ao mesmo tempo em que sem descobrir os defeitos será difícil melhorá-los. Assim como conquistar novas oportunidades e construir relações valiosas.
Conforme mencionado no resumo sobre o “Comandante”, trata-se de um profissional que preza pela eficiência. Que não se importa com as dificuldades no meio do caminho. E entrega o projeto dentro do prazo.
No entanto, a tendência de tomar atitudes com base na lógica é uma via de mão dupla. É claro que desenvolver o trabalho dessa maneira facilita na resolução de problemas.
Mas também faz com que seja impaciente e intolerante. Principalmente com as diferenças de pensamentos e posturas entre os colegas de equipe. Além disso, é um tipo de personalidade que precisa ter mais atenção às emoções das pessoas.
Por essas e outras, é fundamental se aprofundar nos pontos fortes e pontos fracos do ENTJ. Então, não sofra mais por não saber esses detalhes.
Leia atentamente cada tópico abaixo. E aplique mudanças positivas na sua carreira.
Pontos fracos
Arrogância
A razão está muito presente na tomada de decisão de um ENTJ. E, consequentemente, é acompanhada de ideias estratégicas para que não se perca tempo.
De todo modo, é preciso sempre lembrar que os indivíduos são diferentes. E, assim, nem todos irão trabalhar partindo do mesmo princípio que você.
Portanto, justamente diante das realidades diversas, a agilidade do “Comandante” pode se transformar em arrogância. Então, tome cuidado para não julgar a dinâmica dos colegas na hora de realizar uma tarefa.
Afinal, ter que enfrentar os momentos com esse “peso” será desgastante. Ao mesmo tempo em que não facilitará o relacionamento com a equipe.
Falta de empatia
O “Comandante” valoriza muito as suas próprias ideias e visões. Por isso, não sabe lidar com o fato de que os demais podem não aceitá-las. O que causa mais um problema nas relações.
Afinal, o ENTJ não consegue ativar a empatia e entender o lado dos colegas. Pelo contrário, demonstra extrema dificuldade em valorizar as opiniões variadas.
E, mais ainda, em considerar o que as pessoas estão sentindo. O que acontece a partir disso? A equipe não se sentirá reconhecida por ele.
Dessa maneira, irá se afastar e criar um bloqueio frente à necessidade de trabalhar com o “Comandante”.
Intolerância
Trabalhar duro é uma característica natural do ENTJ no dia a dia em um emprego. Por ser um valor inerente a ele, fica complicado assimilar que nem todos são iguais. Mais uma vez.
Ou seja, se deparar com colegas que seguem outro ritmo liga a chave da intolerância no “Comandante”. Que não tem paciência com quem não é tão lógico e prático.
“Ou é do meu jeito ou não é de jeito algum” pode ser uma frase do cotidiano de um profissional desse perfil. O que, definitivamente, não é um posicionamento que ajuda a trabalhar em equipe.
Pontos fortes
Carisma
Ao mesmo tempo, estou falando de um indivíduo carismático. Que inspira os demais. Nesse sentido, conquista facilmente o sucesso em cargos de liderança.
Isso acontece porque a sua energia faz com que as pessoas queiram ser os seus liderados. Sentindo-se motivadas pela forma como o ENTJ trabalha.
E existe um detalhe muito positivo escondido nessas qualidades. Contar com aliados nos projetos tornará mais fácil e rápido atingir os seus objetivos.
Assim, não precisará se preocupar em finalizar uma tarefa por conta. Os seus sonhos ambiciosos serão realizados com o apoio de uma rede dedicada e revigorada!
Calma! Esse artigo ainda tem mais detalhes sobre o “Comandante”. Mas, antes de continuar, você precisa saber qual é o seu perfil profissional! Para isso, faça o teste gratuito da Soar Desenvolvimento Humano. Depois, retorne para continuar a leitura.
Força de vontade
Como citado na introdução, o ENTJ não perde tempo com as pedras que aparecem no dia a dia. Na realidade, direciona a sua energia para contornar as dificuldades.
Assim, é um profissional que não desiste quando o cenário fica mais difícil. Fazendo com que a força de vontade do “Comandante” seja admirável.
Então, para ele, nada é mais satisfatório do que subir cada degrau dessa escada. Sempre de olho no tão aguardado objetivo.
Ao mesmo tempo, não se desespera ao lidar com a pressão. E muito menos com as críticas. E, com certeza, não irá levar os comentários dos colegas para o lado pessoal.
Visão estratégica
Não adianta! É difícil encontrar algo que seja mais emocionante para ele do que resolver problemas. E, é claro, isso acontece com muita dedicação!
É alguém com a habilidade de refletir de forma estratégica e lógica. O que torna possível analisar cada detalhe e variável do cenário. Identificando o melhor caminho.
No dia a dia, algumas pessoas fogem de desafios e se sentem intimidadas. Mas não é o caso do ENTJ! Na realidade, ele recarrega as suas energias diante dessas possibilidades.
E não pense que será necessário mais tempo para completar o projeto. Por natureza, o perfil é organizado. Com isso, a demanda será finalizada em tempo. Sendo um resultado eficiente a longo prazo.
Possibilidades de crescimento
Atenção com os sentimentos alheios
O cuidado com as emoções das pessoas não é uma tendência clara do ENTJ! O que acontece por valorizar demais conceitos e ideias.
No entanto, é preciso reconhecer que isso não é saudável no decorrer da vida. Já que dificulta a construção de relacionamentos. Peças tão fundamentais para o crescimento pessoal e profissional.
Desse modo, o “Comandante” deve abrir mão de estar certo sempre. Ao invés disso, é valioso reparar em quem está ao seu lado. Nos que pensam igual. E, também, nos que divergem em vários assuntos.
Afinal, as amizades são possíveis nos dois cenários. Não devem ser abandonadas. E nem consideradas dispensáveis!
Faça pausas para o lazer
A força de vontade do ENTJ é admirável, certo? Ao mesmo tempo, esse excesso de dedicação pode ser negativo. Já que, na rotina corrida, quanto tempo é direcionado para o descanso?
O emprego deve, sim, receber a atenção necessária. E o melhor das qualidades desse perfil. Mas sempre dentro dos limites do que é saudável!
Isso porque não fazer pausas para distrair a mente gera diversos problemas. Além de impactar na dinâmica familiar, não desacelerar ainda causa desgastes físicos.
Por isso, ao organizar a agenda semanal, o “Comandante” precisa olhar com cuidado para as tarefas. E encontrar momentos nos quais seja possível se divertir e interagir com os amigos e familiares.
Permita-se escutar os demais
Durante uma reunião de trabalho, você costuma finalizar as colocações dos seus colegas? Ou interromper o raciocínio deles e completar com o que considera mais importante?
Essas são, definitivamente, questões que o “Comandante” precisa melhorar no dia a dia profissional! Por isso, deve aprender a silenciar a ansiedade de se posicionar. E dedicar mais tempo para ouvir o que a equipe tem a dizer.
Não corte o discurso de alguém! Ao invés disso, preste atenção aos detalhes. Anote e incorpore as diferentes ideias na busca pelo melhor resultado de um projeto.
Ler o artigo te ajudou a descobrir os pontos fortes e pontos fracos do ENTJ? Ficou mais fácil melhorar a sua postura nas situações diárias? Um relatório completo do perfil contribuiria mais com o seu crescimento? Então, não perca tempo. Acesse o link e adquira agora o material da Soar Desenvolvimento Humano!