Como se vestir adequadamente no processo seletivo

como se vestir no processo seletivo

Você sabe como se vestir para a seleção? Um bom desempenho no processo seletivo é apenas um reflexo da execução e apresentação de um conjunto de fatores bem específicos pelo candidato. A postura, o comportamento, a comunicação e a apresentação pessoal (incluindo a forma como o profissional se veste) são avaliados pelo RH. Tudo isso diz muito sobre o perfil do candidato e como ele tende a trabalhar no futuro.

Como se vestir na entrevista de emprego?

Constantemente eu recebo muitas dúvidas de candidatos sobre um desses fatores. Como se vestir para participar de um entrevista ou dinâmica de grupo? O que é adequado? O que é esperado pela empresa? Existe algo que pode afetar meu desempenho e até mesmo eliminar o candidato do processo? A resposta para esta última pergunta é SIM…

Toda empresa possui um código de conduta que direciona seus profissionais a ter determinados comportamentos. E dentro desse código de conduta geralmente existe uma política chamada Dress Code. Essa orientação de como se vestir ao trabalhar na empresa, visa manter a imagem que a organização deseja passar para seus clientes, fornecedores, investidores, etc.

Por exemplo, uma empresa de investimentos, costuma ter um Dress Code mais rígido, orientando seus colaboradores a trabalhar de terno e gravata para que passem uma imagem de alta credibilidade, mais formal e tradicional. Por outro lado, empresas de comunicação ou marketing podem ser super flexíveis na orientação das roupas que seus colaboradores podem utilizar no trabalho, como camisetas e bermudas.

Ajuste-se a forma de se vestir de cada empresa!

E é essa diferença de cultura entre as empresas que atrapalha a análise dos candidatos e faz alguns “trocarem os pés pelas mãos”. Para que isso não aconteça, analise o perfil da empresa. A empresa na qual você fará uma entrevista é mais formal ou informal (empresa de serviços financeiros ou de eventos), possui uma área de negócio tradicional ou inovadora (empresa de consultoria de negócios ou é uma startup de tecnologia)?

Avalie o site da empresa, e perceba as imagens utilizadas em cada página. Geralmente a empresa apresentará fotos de sua liderança ou de seus colaboradores atuando no ambiente de trabalho, e estas imagens podem te oferecer informações valiosas sobre como você deve se vestir.

Outra dica importante é passar na porta da empresa nos horários de entrada e saída dos funcionários para entender como a maioria se veste. Repetindo a maneira de se vestir dos atuais colaboradores você estará alinhado a cultura da empresa e evitará erros grosseiros de apresentação no processo seletivo.

Esse tema exige realmente muita atenção, pois como já falei em outros posts, a primeira impressão é a que fica! E se você demonstrar uma roupa completamente desalinhada a cultura da empresa, isso afetará a interpretação que o RH fará sobre seu perfil.

Como se vestir para o processo seletivo (mulheres)

Então vamos lá! Se você for participar de um processo seletivo em uma empresa moderna, com perfil informal ou inovador, como por exemplo, empresas de alimentação, turismo, transportes, comércio, marketing, comunicação e design, você terá mais liberdade e tranquilidade para se vestir pode optar pelas seguintes opções:

  • Saia ou calça comprida (social, sarja ou jeans liso).
  • Blusa ou camisa com cor e padrões discretos.
  • Sapato fechado, alto ou baixo.

dress-code-mulheres-informal-blog-carreira-e-profissionalismo

Perceba que neste momento é importante você ser discreta. Utilize combinações de cores clássicas e estampas simples para não errar. Você pode experimentar uma combinação de estilos, cores e estampas para sair mas nunca em um processo seletivo.

Porém, se sua entrevista é para concorrer a um cargo em uma empresa conservadora, com perfil formal, como por exemplo, empresas de serviços financeiros ou administrativos, consultorias, telecomunicações e comércio exterior, você deve seguir as seguintes opções:

  • Camisa com corte clássico ou blusa discreta.
  • Vestidos, tailleur ou calça comprida social.
  • Sapato fechado, alto ou médio.

dress-code-mulheres-formal-blog-carreira-e-profissionalismo

Como você pode ver, cada tipo de empresa, área de negócio e até mesmo cargo exige um roupa completamente diferente. Apesar disso, você não precisa se desesperar e achar que precisa gastar uma fortuna em roupas para participar de um processo seletivo. Provavelmente com as opções que possui atualmente no armário você consegue ir super adequada para um entrevista.

Erros que você não pode cometer ao se vestir para o processo seletivo (mulheres)

Porém, sua atenção neste momento é fundamental. As orientações que informei acima dão margem para interpretações e distorções que podem te atrapalhar neste momento e passar uma imagem muito inadequada ao recrutador. Alguns detalhes são importantes e podem ser a diferença entre demonstrar profissionalismo e uma imagem completamente equivocada. Veja as dicas:

1. Evite sempre a utilização de roupas que deixarão seus ombros, costas e/ou barriga a mostra, e lembre-se que o limite ideal para decotes é na linha das axilas. Qualquer roupa que fuja a estas regras é inadequada e pode gerar más interpretações no processo seletivo ou no ambiente de trabalho.

2. Como regra geral, é melhor evitar também calças jeans rasgadas, manchadas ou com adereços e saias curtas com comprimento inferior a 4 dedos acima do joelho. Também não aconselho, mesmo em nossa região que é quente, a utilização de papetes, sandálias “rasteirinha”, chinelos ou tênis. Estas roupas e calçados afetam sua imagem e podem tirar a importância de seu perfil profissional.

3. Menos é mais neste momento. Evite excessos em maquiagens, perfumes e acessórios. Para mulheres estes três itens são importantes e um ponto em que muitas escorregam, seja na não utilização ou na utilização em excesso. Cuidado para não ser uma folha de papel em branco e nem uma árvore de natal…

Lembre-se, a empresa quer te contratar para que você faça parte daquele grupo. E quando isto acontece sua imagem estará ligada a marca e a cultura da empresa, portanto seu crescimento dependerá deste alinhamento de pensamento, atitudes e, também, a imagem que apresenta.

Como se vestir para o processo seletivo (homens)

Assim como comentado nos itens anteriores, antes de escolher sua roupa é necessário avaliar o perfil da empresa e da vaga. Por exemplo se você for participar de um processo seletivo em uma empresa moderna, com perfil informal ou inovador, como em empresas de alimentação, turismo, transportes, comércio, marketing, comunicação e design, você poderá se vestir com maior tranquilidade, desde que atenda aos seguintes padrões:

  • Camisa social de manga curta ou comprida, sempre de corte clássico, ou camisa polo sem estampas.
  • Calça social, sarja ou jeans escuro e liso.
  • Sapatos ou sapatênis.

dress-code-homens-informal-blog-carreira-e-profissionalismo

Mesmo para uma empresa com perfil muito inovador ou informal é interessante você apresentar uma imagem mais discreta para não errar e não cometer excessos. Utilizar roupas lisas como camisas polo sem estampas, sem cores chamativas ou bordados grandes, além de um jeans liso e escuro te ajuda a manter uma imagem informal porém profissional.

Agora, se sua entrevista é para concorrer a um cargo em uma empresa conservadora, com perfil formal, como por exemplo, empresas de serviços financeiros ou administrativos, consultorias, telecomunicações e comércio exterior, é necessário um maior cuidado. Assim, siga as opções:

  • Camisa social de manga comprida de corte clássico e cor sóbria. Paletó é sempre bem-vindo, porém a gravata (nem sempre necessária) pode depender do cargo e da empresa ou da característica da empresa.
  • Calça comprida com corte social.
  • Sapato social.

dress-code-homens-formal-blog-carreira-e-profissionalismo

Sendo assim, avalie seu guarda-roupa e identifique se você possui as peças chave descritas acima para que possa participar de processos seletivos em diferentes empresas. Mesmo que seu estilo seja muito “descolado”, procure ter peças de roupa mais simples e discretas para essas oportunidades.

Quando falamos de ambiente profissional, você nem sempre usará a roupa que gosta, assim como não poderá ter alguns comportamentos e linguagem que também está acostumado. Tudo faz parte de um processo de adaptação a cultura e exigências da empresa que você vai trabalhar.

E isso não significa que você perderá sua identidade ou estilo, é apenas uma adaptação a uma fase específica da sua vida. Com o tempo você aprenderá a equilibrar seu comportamento ao perfil da empresa criando um meio termo que atenda as suas necessidades pessoais e aos valores da organização.

Erros que você não pode cometer ao se vestir para o processo seletivo (homens)

Durante esses primeiros contatos com a empresa a atenção aos detalhes é fundamental. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica! E você quer gerar qual impressão para o recrutador ou o gerente responsável pela contratação? Para não errar, leia atentamente as dicas abaixo para demonstrar uma imagem realmente profissional e que contará pontos a seu favor durante a seleção:

1. Tome cuidado com as generalizações. Empresas de mesma área de negócio podem ter politicas de dress code muito distintas. O fato de algumas pessoas trabalharem em empresas como Google com roupas casuais não significa que todas as empresas de tecnologia são assim. Em muitas delas o perfil exigirá uma imagem muito mais formal e séria quanto a aparência. CUIDADO!

2. Existem alguns detalhes que eu não precisaria comentar, mas prefiro pecar pelo excesso. Evite sempre bonés, chapéus, gorros ou toucas (independente da temperatura externa, afinal dentro da empresa o ambiente será mais quente). Camisetas ou bermudas só podem ser utilizadas em casos muito específicos (quando você conhece muito bem a empresa, ou alguém que trabalha lá e sabe que é assim que as pessoas se vestem e esperam o mesmo dos futuros colaboradores). Papetes e chinelos definitivamente não devem ser utilizados, mesmo que possua alguma machucado no pé (converse com médico para encontrar um opção que mantenha seu pé fechado dentro de algum calçado).

3. Sua imagem vai além de seus roupas, portanto cuide se sua aparência! Corte o cabelo antes da entrevista. Se a empresa for muito formal, faça a barba. Se for mais informal aparar a barba ou cuidá-la é o mínimo que deve fazer. Apesar de você, talvez, não ir na manicure ou esteticista, fazer as unhas, limpá-las, aparar sobrancelhas e pelos do nariz e orelha é essencial para demonstrar uma imagem limpa e atraente. E fazer essas coisas não significa que você é menos másculo, ok? Manter um visual primitivo só te fará entrar em empresas primitivas com líderes primatas. É isso que você deseja?

Cuide-se! Nós homens podemos ter ouvido de nossos pais que não precisamos nos preocupar com a aparência. Que se preocupar com essas coisas é coisa de mulher. Porém, não é bem assim. A vida profissional, como qualquer outra área de nossas vidas é desenvolvida e se expande através de relacionamentos com outras pessoas e este contato social só será potencializado se você se apresentar adequadamente.

Agora me conte, sua imagem tem sido adequada no processo seletivo? Você possui alguma dúvida sobre este tema? Deixe seu comentário abaixo que talvez eu possa te ajudar… Grande abraço e boa semana!