Pontos fortes e pontos fracos do ENFJ no trabalho – MBTI

Nem sempre é fácil entender as nossas fraquezas. Até as qualidades podem ser complicadas de reconhecer. Ainda assim, são processos essenciais para o desenvolvimento. Principalmente no âmbito profissional. Por isso, trago, neste artigo, os pontos fortes e pontos fracos do ENFJ no trabalho!

O “Professor” não tem esse apelido à toa. É movido pelo desejo de ajudar o próximo e a humanidade. Mas também prioriza o bem-estar de quem está à sua volta. Frequentemente dá mais valor às emoções da equipe do que à ambição pessoal.

Comunicação é uma palavra-chave para esse perfil. Aberto, expressivo e envolvido. Resumidamente, o ENFJ é assim! Portanto, tem ótimo relacionamento com colegas e chefias. E adora oferecer e receber feedbacks positivos.

Como resultado, a liderança vem naturalmente. Planejar eventos e coordenar a participação das pessoas é um paraíso para o “Professor”. Que, imediatamente, identifica os potenciais dos envolvidos. A partir disso, enxerga o desdobramento de tarefas com muita facilidade.

A capacidade de persuasão representa outra marca dessa personalidade. Sem apelar à manipulação e chantagem, consegue o que quer. E de forma honesta! Já que é confiável e sincero, não é necessário muito convencimento. 

Porém, nem tudo são rosas. Afinal, estou falando dos pontos fortes e pontos fracos do ENFJ. Certas atitudes podem gerar desgaste. Quem sabe, até, afetar o desempenho no escritório. 

Por exemplo, a vontade de abraçar o mundo é perigosa. A tendência ao idealismo leva à criação de expectativas surreais. Assim, acaba colocando enorme pressão em si mesmo.

Ao mesmo tempo que é ótimo ser tão conectado às pessoas, essa proximidade tem potencial de machucar o “Professor”. Por ser tão aberto, a negatividade ou as brigas irão abalá-lo profundamente.

Então, vamos entender melhor o que são, de fato, os pontos fortes e pontos fracos do ENFJ?

Pontos fracos

Altruísmo exacerbado

Não é preciso muito para o ENFJ se entregar. E se entregar 100%. Já sabemos que a sua prioridade número 1 são os demais.

Logo, corre o risco de omitir opiniões e emoções para não magoar alguém próximo. Além disso, essa dedicação tão árdua traz mais riscos.

Ao se “enterrar” em causas humanitárias, o “Professor” pode não ter um senso forte de quem realmente é. Como consequência, seria incapaz de ter autenticidade em relacionamentos. 

Dificuldade em tomar decisões difíceis

Dados são impessoais. Documentos não passam empatia. Aí é que está o problema para esse perfil. Sem o fator humano, fica praticamente impossível “bater o martelo”.

Logo, é capaz de passar a imagem de injusto. Exatamente por focar no indivíduo e não no geral. Então, imagine a situação de uma demissão!

Nas mãos do ENFJ, uma lista separando os funcionários mais produtivos dos que cumprem menos demandas seria um pesadelo. Afinal, não conseguiria decidir dessa forma.

Autoestima instável

O “Professor” é muito idealista. Quando falha em cumprir com o seu código moral ou ético, sente-se horrível. O mesmo ocorre se a circunstância envolver um membro da família, amigo ou colega de trabalho.

Isso pode se manifestar no feedback. O ENFJ tende a buscar um retorno sobre a sua performance por causa de tamanha insegurança. De maneira idêntica, a autoestima despenca se a resposta for negativa.


Calma, não continue a ler esse artigo. Ainda mais se você não sabe qual é a sua personalidade profissional! Nesse caso, faça agora o teste gratuito da Soar Desenvolvimento Humano. Depois, termine de conferir o conteúdo!


Pontos fortes

Liderança

No grupo de amigos, o ENFJ é aquele que organiza tudo. Seja para a festa surpresa do melhor amigo ou o grande evento de trabalho.

A sua capacidade inspira aqueles que estão em volta. Ou seja, logo todos apoiam a ideia. Essa habilidade também se reflete no papel de mentor.

Enfim, a figura de “Professor” é tão forte, que marca o apelido do perfil. As funções que permitam treinar e educar garantem a alegria instantânea.

No final das contas, ensinar é tão natural quanto respirar para ele.

Tolerância

Um ambiente tranquilo e harmônico. Isso é tudo que o ENFJ deseja para conseguir trabalhar!

Porém, não é apenas um desejo. Ele implementa sistemas para que isso aconteça. É bom ouvinte e respeita as opiniões de todos. Mesmo que não sejam iguais às suas próprias.

Promove a coesão e, até, amizade. Pois acredita que as relações positivas são o caminho certo para o sucesso.

Digno de confiança

Quer deixar um ENFJ ansioso? Diga que ele quebrou a confiança de alguém!

Apenas a ideia de decepcionar uma pessoa querida o deixa aterrorizado. Sob o mesmo ponto de vista, crê que deve simbolizar um porto seguro para quem ama.

Saber que pode oferecer conforto significa muito. Ainda mais se for possível guiar e aconselhar. Mas o mais importante é passar a sensação de segurança.

Possibilidades de crescimento

Cumpra os projetos de início ao fim

Às vezes, o “Professor” se anima e começa vários projetos. No entanto, é comum que largue alguns no meio do caminho.

Geralmente, isso acontece por se sentir sobrecarregado com o enorme comprometimento. O segredo é dividir as enormes tarefas em pequenas demandas e conquistá-las aos poucos!

Aprenda a lidar com conflito

A concorrência é grande na maior parte das carreiras. E nem todo mundo tem uma visão tão empática sobre os colegas de trabalho.

Sendo assim, é preciso estar preparado para enfrentar essa realidade. Além do mais, nem todo conflito é ruim.

Isso porque muitos nos ajudam a crescer. Até a encarar nossas próprias falhas. E medos.

Fique atento aos detalhes

É impossível passar as oito horas do expediente fazendo só o que se gosta. Por mais que ler contratos e e-mails seja um pouco monótono, são tarefas necessárias. 

Ainda que não seja o seu principal foco, não deve deixar de priorizar as demandas do tipo. Afinal, seria horrível perder alguma informação importante. E que, por consequência, atrase a realização de uma iniciativa.

Identificar os pontos fortes e pontos fracos do ENFJ te ajudou a entender a sua rotina profissional? Descobrir outras informações sobre o perfil facilitará o caminho para o sucesso? Um documento aprofundado sobre o “Professor” contribuirá nesse sentido? Então, adquira agora um relatório completo da Soar Desenvolvimento Humano!